Paisagismo
- bgarquitetura
- 15 de set. de 2014
- 1 min de leitura
Um cenário exuberante em Trancoso, imagine uma paisagem de cinema. Para tornar esse oásis, localizado em Trancoso, no litoral sul baiano, ainda mais deslumbrante os proprietários dessa residência contrataram o paisagista Marcelo Faisal.
O profissional revela que a premissa para a criação do projeto era respeitar a natureza local, preservando a atmosfera selvagem praiana e garantindo a permanência de flores e frutos. “Para isso, utilizei o mínimo de plantas exóticas e criei uma circulação que permitiu a exploração do terreno de 17.000 m² em sua totalidade”, completa.
Desta forma, ele usou caminhos com grama, além de areia branca, típica da região, embaixo dos cajueiros e licuris existentes, gerando um contraste entre as duas forrações, que valorizou a paisagem com diversos espaços de convivência por toda a área.
A escala do jardim e a utilização de espécies de restinga, resistentes à maresia, associadas a uma piscina monumental no coração do terreno garantiram identidade do paisagismo com a região. Entre plantas utilizadas estão agaves, helicônias, alpíneas, abacaxi, jabuticabeiras, pitangueiras, cajueiros e coqueiros da Bahia por serem aclimatadas à condição de litoral.
“Vale lembrar que o projeto do arquiteto Bernardes Jacobsen foi muito feliz pois organizou o terreno com chalés individuais e um grande espaço gourmet, o que permitiu uma circulação entre os usuários da casa, desfrutando assim da área como um todo”, destaca Faisal.
É interessante ressaltar também que diferentes áreas de estar foram criadas justamente para fazer uso do jardim em sua totalidade.
Comments