Arquitetura na Religião
- bgarquitetura
- 13 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Haghia Sophia ou Santa Sofia a igreja da santa sabedoriaem istambul, sendo um grande ponto turistico da região, é um dos monumentos arquitetônicos mais imponentes já feitos pelo homem. Com mais de 1.400 anos, resiste como um legado da sofisticação da capital bizantina do século 6 e teve grande influência na arquitetura dos séculos seguintes. Sua enorme estrutura foi construída sobre duas igrejas anteriores e inaugurada pelo imperador Justiniano em 537. No século 15, os otomanos a transformaram em mesquita: minaretes, túmulos e fontes datam desse período.

Em seu interior, ainda mais riqueza e grandiosidade. A enorme cúpula, sustentada por quadro grandes pilares escondidos nas paredes, é um dos pontos que mais impressionam. Luminárias imensas, que quase tocam a cabeça dos visitantes também são um dos pontos altos do passeio, principalmente para quem visita uma mesquita pela primeira vez. Ricamente decorada com mosaicos ao longo dos séculos, o espaço possui diversas e diferentes representações da Virgem Maria, Jesus, santos ou imperadores e imperatrizes.

Em uma das colunas da Basílica, a chamada Coluna das Lamentações, existe um furo revestido, cuja lenda diz que o pilar é abençoado por São Gregório, e quem colocar o dedo no furo tem a cura de enfermidades, caso o dedo saia molhado. Curioso para quem passa pelo local, a basílica atual é a terceira construção da Santa Sofia. Antes desta, outras duas já existiram no local. Construída pelo Imperador Justiniano, ela foi inaugurada em 27 de novembro de 537 e era considerada a maior igreja do período Bizantino, onde aconteciam as coroações dos Imperadores Bizantinos. Séculos depois, em 1453, foi convertida em uma mesquita após a conquista de Istambul pelos Otomanos.
Em 1935, Atatürk, o fundador da República da Turquia, transformou a Santa Sofia em um museu, que se tornou uma das principais atrações turísticas da Turquia. Em 1985, foi aclamada como um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A visitação ocorre todos os dias, exceto às segundas-feiras. Durante a baixa temporada, de 1º de outubro a 15 de abril, o horário de funcionamento do museu é das 9:00h às 17:00h, com a última entrada às 16:00h. Durante a alta temporada, de 16 de abril a 30 de setembro, funciona das 9:00 às 19:00h, com última entrada às 18:00h. O ingresso custa 25 liras turcas, aproximadamente 30 reais.
Comments