Relax, spas e fontes termais na Turquia...
- bgarquitetura
- 26 de dez. de 2014
- 1 min de leitura
A matriz geofísica da Turquia, que de vez em quando provoca terremotos e tremores, tem uma inesperada parte superior nas fontes geotérmicas, sobre as quais o país parece flutuar. Mais de mil fontes termais (e algumas geladas) borbulham de profundas fissuras sísmicas a altas temperaturas e sob grande pressão. A histórica conta, inclusive, que os exércitos romanos aliviavam os ferimentos em batalhas nos ricos poços minerais curativos. Agora, o turismo terapêutico no país está aumentando e é estimulante.

Bursa é uma das cidades-spas mais respeitadas da Turquia. O histórico complexo de Yeni Kaplica alcança a temperatura de 85°C. O SPA para homens é um deleite para os olhos, por estar localizado em um tradicional prédio com cúpula do século 16.

As águas minerais das fontes termais de Yalova Thermal borbulham a 65°C de uma profunda fonte vulcânica e são consideradas as mais terapêuticas da Turquia, pois contêm mais ferro que o normal.

Os mais importantes hotéis-spas de luxo do país ficam em Istambul, Ancara e perto de Bodrum. Nenhum deles possui fontes termais, mas todos oferecem experiências sensoriais revigorantes. Entre os melhores, estão o Kempinspki Hotel Barbaros Bay, o Hotel Les Ottomans e o Ritz Carlton’s Laveda Spa, com funcionários bem treinados que auxiliam os visitantes a focar na saúde interior e na harmonia durante a estadia. O regime saudável desses hotéis promove relaxamento e rejuvenescimento.

Fonte: Kempinspki Hotel Barbaros Bay.
Comments